Módulo de Cobranças (Colégios Particulares)

O módulo de cobranças para os colégios particulares permite que sejam documentados quais documentos serão objeto de cobrança e as tentativas de contato com o responsável financeiro.

Localizando Cobranças Cadastradas

Cadastrando Nova Cobrança

Adicionando documentos à cobrança

Editando uma Cobrança

Excluindo Cobrança

Cadastrando Novo Contato de Cobrança

Editar Contato de Cobrança

Excluir Contato de Cobrança

 

Para acesso ao módulo localize o menu Financeiro > Cobranças

Localizando Cobranças Cadastradas

Ao acessar a opção cobranças é possível localizar as cobranças que foram cadastradas através da barra de pesquisa e dos filtros relacionados às cobranças.

Após preencher os critérios de pesquisa os resultados, quando houver, serão apresentados conforme figura abaixo.

Estão disponíveis nesta mesma tela os relatórios que constam a Relação de Alunos Devedores e a Relação dos documentos em cobrança.

Cadastrando Nova Cobrança

Nesta mesma tela também é possível criar uma nova cobrança ao clicar no botão Nova Cobrança.

Ao clicar no botão é apresentado o formulário para o preenchimento dos dados da cobrança conforme figura abaixo.

Para iniciar o processo do preenchimento da cobrança deve-se selecionar uma matrícula a partir do botão buscar matrícula.

Ao clicar no botão a janela de seleção de matrículas será apresentada para que seja possível localizar a matrícula que se deseja criar a cobrança.

Para confirmar o processo de seleção da matrícula, na coluna opções, clique no botão “Selecionar”.

Após o preenchimento dos dados do formulário a cobrança será salva ao clicar no botão gravar.

Note que para a escolha dos documentos que serão salvos juntamente com a cobrança o sistema antes de finalizar a gravação apresenta a mensagem que a mesma deve ser salva antes da seleção dos documentos.

Clicando no botão gravar o sistema irá apresentar a mensagem de confirmação de salvamento.

Adicionando documentos à cobrança

Após o salvamento da cobrança já é possível visualizar o botão para realizar a escolha dos documentos conforme figura abaixo.

Ao clicar no botão o sistema apresenta uma janela em abas onde na aba “Em Cobrança” mostram os documentos que serão cobrados pela cobrança…

E todos os documentos que são passíveis de cobrança na aba “Todos”.

Ao marcar os documentos que serão cobrados e clicar em salvar…

O valor da dívida no formulário da cobrança será atualizado e…

a aba “Em cobrança” terá seus documentos atualizados.

 

Editando uma Cobrança

Após localizar uma determinada cobrança

Clique no botão “Editar” 

Em seguida o sistema irá apresentar a tela com o formulário preenchido para efetuar as devidas alterações.

 

Excluindo Cobrança

Ao localizar a cobrança e…

clicar no botão “Excluir” 

O sistema irá apresentar um diálogo questionando o usuário se a cobrança deve ser excluída.

Cadastrando Novo Contato de Cobrança

Para salvar um novo Contato de cobrança feito clique no botão “Novo Contato”

 

Localizado acima da tabela que mostra os contatos salvos para a cobrança.

Ao clicar no botão “Novo Contato” o sistema apresenta um formulário para preencher os dados do contato realizado.

Após o preenchimento do formulário…

e clicar no botão salvar…

O contato salvo aparece para a visualização na tabela.

Editar Contato de Cobrança

Após localizar o contato a ser editado…

e clicar no botão “Editar”  

O formulário com os dados salvos do contato será apresentado novamente para efetuar as alterações desejadas.

Excluir Contato de Cobrança

Ao localizar o contato a ser excluido…

e clicar no botão “Excluir” 

O sistema irá apresentar um diálogo onde questiona se o contato deve ser excluído.

 

in Financeiro